Bomba de recalque com baixa performance

A I9Smart realizou neste mês de novembro a instalação de nossos sistemas em um novo condomínio situado na Praia Brava, em Itajaí SC. Tendo diversas torres, o condomínio conta com 10 bombas de recalque para levar água das cisternas para suas caixas.

Finalizada a instalação da telemetria, veja abaixo como ficaram as telas de consulta dos níveis de água (fig1) e tempo de atuação das bombas de recalque (fig2).

Fig 1

Screenshot_20241205_153643_Chrome

Fig 2

Ainda durante o processo de configuração dos parâmetros, chamou a atenção da equipe da I9 o tempo que a bomba M2 B1 permanecia ligada até completar a caixa d’água. Buscando mais informações, fizemos uma análise do tempo que as demais bombas permaneciam ligadas. Analisando o gráfico (fig3), ficou fácil perceber que a bomba M2B1 realmente vem apresentando problemas.

Fig 3

Enquanto as demais bombas ficam ligadas em torno de 60 minutos para cumprir sua função, a M2B1 chega a permanecer 11 horas ligada para a mesma tarefa.

Este é um exemplo simples de como sensorizar os sistemas de um edifício pode trazer economia. Sabendo precocemente de problema é possível economizar energia elétrica, efetuar um reparo mais barato, e ainda evitar um atendimento em horário de plantão. Isso sem contar a parte não tangível como a insatisfação dos moradores atingidos pela falta de água. 

Contate a equipe I9Smart e veja como podemos ajudar seu edifício!

Open chat
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?